Frida Kahlo e as Cores da Vida

Eu sempre fui fã de arte e Frida Kahlo está entre meus pintores preferidos. Não só pela obra em si, mas porque ela contou a vida dela através da pintura. Então fiquei super animada pra ler essa edição linda da TAG. Vocês podem até estar pensando, “mas essa edição é de três anos atrás”. Pois é, meus caros. Acontece que eu sou uma periguete literária, daquelas que está lendo um ou mais livros, compra livros pela internet e não pode entrar numa livraria que quer adquirir tudo que vê pela frente.

México, 1925: Frida quer se tornar médica, mas um terrível acidente põe fim a seu sonho. Anos mais tarde, ela se apaixona pelo grande sedutor e pintor Diego Rivera e ao lado dele mergulha de vez no cobiçado mundo das artes. Sempre assombrada por problemas de saúde e sabendo que sua felicidade poderia ser passageira, Frida se entrega à vida e descobre como trilhar o próprio caminho. Com roupas de cores vibrantes e postura de divindade asteca, a artista cria uma aura particular e se torna uma das pintoras mais cultuadas de nossos tempos.

A autora, Caroline Bernard, escreveu uma biografia romanceada da pintora com extrema sensibilidade. No final do livro, Caroline fala que procurou seguir a biografia da artista, na medida do possível. No livro, nós acompanhamos a trajetória de Frida a partir do acidente que sofreu quando era bem jovem. Fala de sua paixão pela arte e pela política e, principalmente por seu amor maior, Diego Rivera.

Frida Kahlo era ao mesmo tempo forte e frágil. Possessiva e desapegada. Ao mesmo tempo que nutria uma dependência emocional muito grande por Diego Rivera, ela era livre. O casamento de Frida e Diego era conturbado, mas cheio de companheirismo. Eles cuidavam um do outro. Diego sempre incentivou sua pintura, apesar de estar bem longe de ser exemplo de marido ideal.

A história de Frida Kahlo é impressionante do início ao fim. Eu recomendo esse livro fortemente para todos que gostam de arte e de mulheres à frente do seu tempo.

Autor: dicasdamon

Meu nome é Mônica e adoro viajar, ler, assistir a filmes e séries e sair com os amigos. Adoro artes e amo a obra de Van Ghog.

Deixe um comentário