No nosso terceiro dia em Viena, acabamos acordando mais tarde. Amanheceu chovendo e resolvi ficar de preguiça no quarto, lendo. Por isso não tomamos café, fomos direto almoçar.
Viena tem vários cafés famosos e fomos almoçar em um deles, o Café Museum. É um lugar bastante frequentado por intelectuais e artistas. Gustav Klint costumava ir lá. Foi fundado em 1899 e tem feito sucesso desde então. O lugar é bonito, elegante e aconchegante e a comida não deixa a desejar. Meu prato estava delicioso e foi acompanhado, claro, por um ótimo riesling. Fica na Operngasse 7, A-1010.

De lá fomos para o Palácio Holfburg de Viena. O palácio foi a residência dos Habsburgos por mais de 600 anos e hoje é o museu mais frequentado da cidade. Foi construído no século XIII e continuamente ampliado até o início do século XX. O museu abriga os apartamentos imperiais, a coleção de prataria do palácio e o museu Sissi, dedicado a sua famosa imperatriz. O museu é lindo e imponente e dá pra ficar horas lá dentro se deliciando com sua vasta coleção. Compramos os ingressos na bilheteria do museu. Custa 18 euros por adulto. Crianças e estudantes (até 25 anos) pagam menos. O endereço é Michaelerkuppel, A-1010.

Logo na entrada do Museu de Sissi e dos apartamentos imperiais tem um café bem gostosinho. Quando saímos do museu, resolvemos tomar uma taça de vinho lá. Café Holfburg, Hofburg, Innerer Burghof, 1010.

Nesse dia só choveu pela manhã, mas estava bem frio. Passeando pela cidade encontramos um outro famoso café, 0 Landtmann. Esse café sempre foi frequentado por intelectuais e psicanalistas, inclusive Freud. É comum encontrar famosos por lá. Como ainda não estávamos com fome, tomamos só um café, pra esquentar.

Quando a fome bateu, resolvemos ir em outro restaurante português, dessa vez o Lisboa Lounge, Dine & Wine. Ambiente alegre e descontraído e comida bem gostosa. Fica em Mühlgasse 20, 1040.

